Capa

Organic Festival agita Trancoso durante o final de semana

Evento organizado pelo UXUA Casa Hotel & Spa uniu a importância da alimentação orgânica com programação animada e educativa

19.09.2019  |  383 visualizações

Trancoso, 16 de setembro, 2019 - Neste final de semana, Trancoso recebeu a segunda edição do Organic Festival, organizado pelo UXUA com apoio do Capim Santo e da ONG Internacional Conservação. Durante quatro dias, a idílica cidade recebeu algumas das maiores autoridades da gastronomia orgânica brasileira e realizou diversos eventos sobre sustentabilidade e alimentação.

Palestras gratuitas ministradas por Bela Gil ensinando as crianças locais sobre alimentação saudável, Dr. Julian Hamamoto diretora médica do Uxua Vida Lab, apresentando uma nova cozinha de pesquisa explorando a biodiversidade e Patricia Helu, com aulas de culinária para crianças, e a introdução de Projeto de Horta de Ensino Orgânico Despertar, deram o tom dos quatro dias de festival, que contou ainda com almoços e jantares preparados por algumas das melhores chefs do Brasil que se uniram a Bela Gil, como Morena Leite, Neka Mena Barreto, Ju Pedrosa, Danielle Dahoui, Roberta Sudbrack e Poly Depret. 

O piquenique que aconteceu no sábado no Quadrado, em frente à Casa Organic Festival contou com uma grande novidade: as melhores chefs brasileiras cozinharam lado a lado em uma grande mesa, preparando pratos especiais e com preços acessíveis para a comunidade, criações orgânicas deliciosas por R$10 cada.

Para muitos, esta foi a primeira experiência com alimentação orgânica e uma introdução ao mundo da alta gastronomia. O objetivo é trazer conhecimento e diversão para todos, celebrando as raízes orgânicas de Trancoso (que contava com agricultura familiar e totalmente natural até aproximadamente 30 anos atrás) e as mais recentes novidades culinárias.

Com a participação de toda a comunidade local e, principalmente, as crianças de Trancoso, a associação local de pescadores e lojas e comerciantes, o Festival se propôs a desmistificar a alimentação orgânica, a necessidade de olhar para o meio ambiente com cuidado e entender os processos que levam a comida à mesa. 

O final de semana foi encerrado com um show gratuito da cantora Céu, iluminado pela lua cheia. 

Sobre Organic Festival Trancoso
Buscando não só difundir a importância dos produtos orgânicos, mas sobretudo propor uma reflexão sobre os meios de produção e alimentação consciente, nasceu o Organic Festival. Idealizado por pelo hotel UXUA, o Organic Festival propõe uma programação multidisciplinar, que privilegia  diferentes vivências e momentos com o universo orgânico. Durante o evento que acontece anualmente em Trancoso (BA), produtores, nutricionistas, chefs de cozinha e empresários do setor discutem com a população possibilidades e caminhos para um mundo mais viável, desde o cultivo até o que chega à mesa. Ao promover  em Trancoso a integração entre a população local, os turistas e profissionais relevantes do mercado, o Organic Festival democratiza e integra a fundamental discussão sobre como produzimos e o que comemos. Uma verdadeira troca de saberes de natureza didática, divertida e real, da qual todos façam parte. Afinal, conecta toda a sociedade em torno de um bem comum, num diálogo que envolve saúde pública, sustentabilidade e, acima de tudo, a construção de um futuro possível.  

Sobre o UXUA Casa Hotel & Spa
Projetado pelo designer holandês Wilbert Das, o UXUA Casa Hotel & Spa é um hotel cinco estrelas que apresenta 11 casas totalmente únicas, com 1 a 3 quartos, que se adéquam com perfeição ao centro histórico de Trancoso, uma pequena vila de pescadores localizada no idílico litoral do sul da Bahia. Quatro das casas e a entrada do hotel são moradias de pescadores restauradas com as frentes voltadas para o Quadrado, uma área verde datada do século 16, enquanto as outras sete estão espalhadas por um exuberante jardim particular. Os serviços disponíveis, sempre no estilo caloroso da Bahia, incluem um restaurante especializado em culinária baiana tradicional com toque orgânico e contemporâneo da chef Ju Pedrosa, o UXUA Quadrado, uma piscina exclusiva de propriedades medicinais, um lounge e um restaurante  na praia construído com o uso de antigos barcos de pesca, o UXUA Praia. Os tratamentos do spa são inspirados nas tradições locais e foram destacados em importantes publicações internacionais, como National Geographic e Vogue USA, que se referem a ele “como o melhor SPA para uma escapada romântica”. O UXUA foi premiado em 2019 com um lugar na prestigiosa Lista de Ouro Condé Nast Traveler, os 78 melhores hotéis e resorts do mundo, e foi escolhido como finalista do Prêmio Visão Sustentável pela Brazilian Luxury Travel Association.

Para mais informações, acesse http://www.uxua.com

 

 
X
MultiCopyPaste

Time to upgrade, it’s free!

Simply click on the top left of the extension and register to get access to 10 shortcuts. Your email will remain secure, but we might get in touch for your feedback!

029 - © Bruno Pinheiro - 2595
(Divulgação)

031 - © Bruno Pinheiro - 2643 (1)
(Divulgação)

026 - © Bruno Pinheiro - 2558
(Divulgação)

022 - © Bruno Pinheiro - 7513
(Divulgação)

013 - © Bruno Pinheiro - 2895
(Divulgação)

026 - © Bruno Pinheiro - 2
(Divulgação)

039 - © Bruno Pinheiro - 3444
(Divulgação)

062 - © Bruno Pinheiro - 8717
(Divulgação)

038 - © Bruno Pinheiro - 8505
(Divulgação)

064 - © Bruno Pinheiro - 8003 (1)
(Divulgação)

067 - © Bruno Pinheiro - 2
(Divulgação)

084 - © Bruno Pinheiro - 8969
(Divulgação)

069 - © Bruno Pinheiro - 8886
(Divulgação)

Leia também...

09.10.2019

UXUA Casa Hotel & SPA eleito resort n1 pela Conde Nast Traveler

Os melhores hotéis, resorts, países, cidades, ilhas, spas, companhias aéreas, aeroportos e cruzeiros do mundo

14.08.2019

Uxua recebe bailarina Karis Scarlette no projeto artista em casa

Dançarina do Royal Ballet se une ao Grupo Capoeira Sul da Bahia para uma apresentação única

12.08.2019

Trancoso sediará a segunda edição do Organic Festival

Entre os dias 12 a 15 de setembro, evento organizado pelo UXUA com apoio do Capim Santo e da ONG Conservação Internacional, reunirá alguns dos maiores nomes engajados na causa da alimentação orgânica do Brasil

22.07.2019

Trancoso sediará a segunda edição do Organic Festival

Entre os dias 12 a 15 de setembro, evento organizado pelo UXUA com apoio do Capim Santo e da Conservação Internacional, reunirá alguns dos maiores nomes da alimentação orgânica do Brasil

Entre em contato