Capa

O Museu de Arte Moderna exibirá o documentário "Irmãos Campana por Fernando e Humberto"

Neste domingo, 15/09, sessões de documentário sobre os Irmãos Campana complementam projeto na loja do MAM

13.09.2019  |  924 visualizações

Como forma de ampliar a experiência do público interessado na curadoria preparada para a loja MAM pelo Estudio Campana, o Museu de Arte Moderna de São Paulo fará sessões gratuitas do documentário Irmãos Campana por Fernando e Humberto, dirigido por Gabriela Bernd. As sessões acontecem nos domingos 25 de agosto e 15 de setembro e na sexta-feira 4 de outubro de 2019. No dia 4 de outubro, haverá bate-papo com os irmãos Campana às 15h30.

O projeto da loja MAM, que permanecerá até novembro, conta com o patrocínio do Iguatemi São Paulo e o apoio de Ana Galli + Marcelo Roveri e Artfix.

Serviço

documentário Irmãos Campana por Fernando e Humberto
(22’, documentário, classificação indicativa livre)
Local: Auditório Lina Bo Bardi – Museu de Arte Moderna de São Paulo
Endereço: Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portões 1 e 3)
Horários: domingos 25/08 e 15/09 às 13h e às 15h; sexta-feira, 4/10, às 13h, 14h e 15h. 
Apenas no dia 4/10 a última sessão será seguida de bate-papo com os irmãos Campana.

Sobre o filme
Inspirado na obra dos Irmão Campana, o documentário mostra – através da ótica dos próprios artistas – a vida e o mundo que ambos habitam. Filmagens recentes nas cidades de Brotas e de São Paulo se somam a imagens captadas ao longo dos últimos anos, em andanças da dupla por estados como Ceará, Sergipe e Alagoas, durante viagens de pesquisa e de produção junto a outros artesãos brasileiros. 

O documentário reconstrói a história dos irmãos Campana com base numa narrativa afetiva, investigando as referências e experiências de vida que deram à obra da dupla um lugar de destaque no design brasileiro e mundial.

Conduzido pelos próprios artistas, em falas que se complementam e se cruzam, o filme revisita as memórias, histórias, lugares e imagens que influenciaram os Campana, traçando paralelos entre espaços físicos e imaginários, entre infância e vida adulta, campo e cidade, interior e exterior, explorando momentos de individualidade e de cumplicidade entre os dois irmãos.

O documentário, dirigido por Gabriela Bernd, com a co-direção de Fernando Laszlo, e realizado pelo Instituto Campana, foi exibido pela primeira vez no Festival de Filme de Design em Milão em 2016.

Sobre o projeto dos Campana na loja MAM
O projeto pro bono do Estudio Campana cobre as paredes e piso na cor terracota, remetendo ao Nordeste, região onde os irmãos realizaram extensa pesquisa da cultura vernacular brasileira ao longo dos 35 anos de carreira. A proposta do estúdio é oferecer ao público uma amostra da produção artesanal, criatividade e manualidade através de peças cuidadosamente escolhidas de artistas de várias regiões brasileiras, além de objetos do catálogo do Instituto Campana. Essa seleção de mais de cem peças dialoga com o conceito expandido de sertão, tema da exposição. Toda a renda obtida na loja será revertida para a manutenção do museu.

“Baseamos nossa pesquisa em peças feitas a partir de materiais de proveniência local, como os brinquedos confeccionados a partir da palmeira de Meriti, árvore do Pará, caracterizada pela leveza e coloração. Esse tipo de trabalho é algo fazemos muito no Estudio para nossos projetos, como na coleção Cangaço e Paraíba, baseadas em referências das cidades de Juazeiro do Norte, no Ceará, e Esperança, na Paraíba”, afirma Fernando Campana. 

“O sertão é o fazer manual, algo que vemos especialmente nos mercados populares, não apenas no nordeste, mas o sertão dentro de cada cidade. É onde se vê a produção local e a manualidade brasileira ainda viva, que resiste ao plástico, ao industrializado. Queremos que as pessoas que visitem a loja sintam a presença e valorizem a ‘mão’ da cultura brasileira, uma das nossas maiores riquezas”, observa Humberto Campana.

Sobre o MAM e sua loja
O Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, fundada em 1948. Sua coleção possui mais de 5.500 obras, produzidas pelos nomes mais representativos da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira.

Tanto a coleção como as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas.

A loja MAM, inaugurada em novembro de 1985, comercializa produtos exclusivos com a marca do museu, catálogos de exposições e livros de arte, além de objetos de design. Adquirir um produto da loja MAM é fazer uma contribuição direta para a manutenção do museu.

Sobre o Estudio Campana
Fundado em São Paulo, pelos irmãos Fernando (1961) e Humberto Campana (1953), o Estudio Campana, que em 2019 celebra seus 35 anos de carreira, se tornou famoso pelo design de mobiliário, por criações de peças intrigantes - como as poltronas Vermelha e Favela - e, também, por ter ampliado nas áreas de design de interiores, arquitetura, paisagismo, cenografia e moda, entre outras. O trabalho dos Campana incorpora a ideia de transformação, reinvenção e integração do artesanato na produção em massa; tornando preciosos os materiais do dia a dia, pobres ou comuns, que carregam não só a criatividade em seu design, mas também características bem brasileiras - as cores, as misturas, o caos criativo e o triunfo de soluções simples.
Instagram: @estudiocampana

Sobre o Iguatemi São Paulo
Primeiro shopping da América Latina e da Iguatemi Empresa de Shopping Centers, o Iguatemi São Paulo vem construindo – há mais de 50 anos – uma história afetiva junto aos paulistanos e se tornou um dos marcos da cidade. Com mais de 290 operações, o empreendimento tem um mix completo com as melhores marcas nacionais e internacionais, excelentes opções de gastronomia, lazer, cultura e serviços.

Pioneirismo, moda e inovação são os principais pilares que sustentam o DNA do Iguatemi São Paulo, que segue lançando tendências para o setor e promovendo experiências únicas para seus clientes, como exposições exclusivas, desfiles de moda e eventos para toda a família.

Cosmopolita, antenado com o que há de melhor no mundo, contando com um ambiente agradável, confortável, elegante e cuidado nos mínimos detalhes, o Iguatemi São Paulo é palco de tendências e experiências memoráveis.

Acompanhe o Iguatemi SP:

Site:http://iguatemi.com.br/saopaulo/
Facebook: www.facebook.com/iguatemisp

Youtube:Iguatemi São Paulo
Instagram: @iguatemisp

Informações à imprensa 
Index - Estratégias de Comunicação
(11) 3061-0800
Ana Martins – ana@indexconectada.com.br
Karina Guarita – karinaguarita@indexconectada.com.br
Isabella Birsztein – isabellacardoso@indexconectada.com.br

Leia também...

15.10.2019

MAM São Paulo inaugura exposição Fernando Lemos: ilustrações literárias

Com curadoria de Felipe Chaimovich, a instituição apresenta em sua biblioteca, a partir do próximo dia 15/10, mostra que reúne ilustrações do artista gráfico e fotógrafo luso-brasileiro.

09.10.2019

Família MAM apresenta programação especial para outubro

No mês de celebração do Dia das Crianças, o educativo do MAM São Paulo traz para o público atividades voltadas para o universo infantil

02.10.2019
Adiada sessão do documentário "Irmãos Campana por Fernando e Humberto", que seria exibido dia 04/10

Documentário tem data reagendada para 06/11, com conversa com Fernando e Humberto Campana. Sessões de documentário sobre os Irmãos Campana complementam projeto na loja do MAM

27.08.2019
Sessões de documentário sobre os Irmãos Campana complementam projeto na loja do MAM

Nos dias 25/08, 15/09 e 04/10, o Museu de Arte Moderna de São Paulo exibirá o documentário "Irmãos Campana por Fernando e Humberto"

Entre em contato