Capa

Descubra como uma viagem à Índia pode ser transformadora

O país, repleto de cenários grandiosos e tradições intactas há milênios, é capaz de transformar nossas vidas para sempre

03.07.2019  |  370 visualizações

A Índia é dona de uma história extraordinária, retratada em cenas hinduístas esculpidas nos belíssimos templos e palco do Império Mughal, que no século 17 contribuiu para a mais esplendorosa herança arquitetônica da Ásia - posteriormente enriquecida pelos Marajás, durante o período da ocupação britânica. Conhecer a Índia é enxergar além do exótico, compreender a espiritualidade traduzida em alegria e docilidade, e levar para casa conceitos aprendidos neste país que nunca é óbvio. 

Um pouco sobre a fé aos pés dos Himalaias
As tradições religiosas no norte da Índia se mantêm praticamente intactas há quase 4 mil anos, e podem ser experimentadas hoje de forma bastante autêntica. Conhecer os cenários grandiosos da Índia proporciona não só um mergulho nas quatro religiões mais importantes para o povo indiano - hinduísmo, budismo, jainismo e sikhismo -, como também é capaz de transformar nossas vidas para sempre.

E quanto mais esse país intrigante se mostra, mais ele revela a beleza da fé nas mais variadas cenas de devoção a diferentes deuses em cidades fascinantes. Deus, na Índia, está em toda parte. Peregrinos que adoram as centenas de deuses hindus chegam a Varanasi ao nascer do sol para banhar-se no sagrado Rio Ganges. Alguns budistas se prostram diante de imagens de Buda na Sarnath, onde Buda proferiu seus primeiros ensinamentos após atingir a iluminação.

Outros entoam mantras aos pés do Himalaia, na Dharamshala que mais parece um pedaço do Tibete. No Golden Temple de Amritsar, por exemplo, adeptos do sikhismo, sempre com turbantes na cabeça, cozinham de forma devocional para a comunidade. As bandeirinhas coloridas do budismo enchem de magia os monastérios budistas de Ladakh, assim como os templos jainistas do dourado Rajastão, o maior estado indiano e provavelmente o mais icônico. O que mais uma viagem à Índia é capaz de proporcionar?

Teresa Perez Tours prepara jornada em grupo para conhecer as tradições religiosas, os costumes e os cenários imponentes do país
Na viagem, que acontecerá de 12 a 28 setembro, o grupo fará uma jornada transformadora pelo norte da Índia. De Varanasi a Ladakh, em Leh, passando por Dharamsala e Amritsar, conheça os principais highlights dessa viagem épica. 

Délhi e Varanasi
Em Délhi, cidade que é porta de entrada da Índia, a jornada contemplará visitas a Old Delhi, à Mesquita Jama Masjid, ao Forte Vermelho, ao Mercado Chandni Chowk, ao Memorial Raj Ghat, ao Monumento Porta da Índia, à Torre Qutab Minar, à Tumba Humayun, à casa presidencial e ao prédio do parlamento. Varanasi, localizada ao longo da margem oeste do Ganges, é um local sagrado de peregrinação hindu e consagra a própria essência do hinduísmo. Pela cidade, o roteiro conta com visitas a templos e santuários budistas, passeios de barco ao nascer do sol e cerimônias tradicionais, como a Aarti. 

Amritsar e Dharamsala
Amritsar e Dharamsala são cidades amistosas, cheias de bazares, mesquitas e templos das religiões sikh e hindu. Nos cinco dias do roteiro pela região, estão programadas visitas ao Harmandir Sahib, o Templo Dourado, para testemunhar a sagrada cerimônia de encerramento do livro sagrado Guru Granth Sahib, ao Jallianwala Bagh, passeio até a fronteira com o Paquistão para testemunhar a cerimônia de "rebaixamento das bandeiras" e aos bazares locais em Varanasi. Chegando a Dharamsala o grupo conhecerá o Mosteiro de Sua Santidade, o Dalai Lama, Tsuglag Khang, o Instituto Norbulingka, o Museu do Tibete, o Templo Bhagsunath e a Igreja de St. John.

Leh
Com hospedagem em um glamping, o grupo terá a oportunidade de ter contato com o povo de uma aldeia de Matho, localizada na foz de um desfiladeiro profundo que sai da cordilheira de Zanskar. O roteiro programa momentos inspiradores como conhecer as vielas da cidade sob o olhar do imponente palácio do século 17, o Leh City Palace, além de passeios à Shanti Stupa com vistas espetaculares da paisagem da região, exploração dos tesouros monásticos de Ladakh como o Mosteiro Alchi, que guarda relíquias de uma época em que o budismo começava sua expansão pelo restante da Ásia.

Varanasi
(Divulgação)

Tumba Humayun - Délhi
(Divulgação)

Golden Temple - Amritsar
(Divulgação)

Shanti Stupa - Leh
(Divulgação)

Cerimônia religiosa em Varanasi
(Divulgação)