Capa

Aviso de pauta: Nova exposição de Raul Mourão terá um dia inteiro de atividades para o público

Bang Bang
(Divulgação)

Setaderua
(Divulgação)

Setaderua
(Divulgação)

Armário De Maquetes
(Divulgação)

Armário De Maquetes
(Divulgação)

Armário De Maquetes
(Divulgação)

4 cervejas p guto B
(Divulgação)

4 cervejas p guto
(Divulgação)

Setaderua
(Divulgação)

Abertura acontece no dia 25/05, das 11h às 18h na Galeria Nara Roesler | São Paulo

15.05.2019  |  721 visualizações

 

Repleta de antagonismos, exposição de Raul Mourão na Galeria Nara Roesler | São Paulo apresenta produção recente do artista e comentários sobre o caos político

Introdução à teoria dos opostos absolutos estará em cartaz entre 25/05 e 20/07

 

Raul Mourão apresenta Introdução à teoria dos opostos absolutos, sua terceira individual na Galeria Nara Roesler | São Paulo, entre os dias 25 de maio e 20 de julho. Repleta de antagonismos, a exposição reafirma a produção multimídia do artista – composta de esculturas, fotografias, pinturas e vídeos – e incorpora comentários poéticos sobre o caos social e político atual.

 

Esse conflito entre o lírico e o real já aparece na vitrine da galeria, onde Mourão expõe a escultura Armário das Maquetes Valendo #1 (2019), reunindo diversas formas suspensas que se movem de diferentes maneiras, ao lado de uma obra de sua mais recente série, batizada de The new Brazilian flag – em que ele recorta o círculo azul da bandeira do Brasil, criando um furo onde havia estrelas e a frase "Ordem e progresso".

 

"Essa bandeira é um gesto de desconstrução, uma sutil intervenção física num objeto de tecido criando uma obra que tem a síntese de um cartum", explica o artista.

 

Dentro da galeria, a produção escultórica de Mourão é apresentada em dois conjuntos distintos: grandes esculturas cinéticas – em escala monumental se embaralham ao fundo da sala principal, desenhando uma poderosa instalação. Em contraposição, uma outra série de dez pequenas esculturas cinéticas utiliza objetos do cotidiano, como copos, garrafas e tijolos, criando peças delicadas e bem-humoradas.

 

A pesquisa do artista sobre iconografias próprias do contexto urbano –  como grades, objetos de botequins e elementos gráficos de sinalização – se materializa também em três fotografias em grande formato de um painel realizado com cartazes lambe-lambe na rua do ateliê de Mourão, na Lapa carioca. "Um ano depois da ação, fotografei o muro em escala 1:1 incorporando as intervenções do tempo, pichações e grafites", conta o artista.

 

Mourão também apresenta Bang-bang, vídeo de 2017 em que dezenas de esculturas de aço e garrafas de vidro são alvejadas por tiros que partem de armas de fogo. Nesta obra, além de retornar ao tema da violência, assunto recorrente em seu trabalho, o artista faz referência ao ódio pela criação artística, ao embate entre quem produz arte e quem deseja atacá-la, destruí-la. "O vídeo incorpora tanto a questão da violência urbana quanto o impulso destrutivo de uma comunidade reacionária que se ergue contra a arte”, ele diz.

 

Com texto do escritor e professor Guilherme Wisnik, a mostra é dedicada a três artistas paulistas: Dora Longo Bahia, Nuno Ramos e Dudi Maia Rosa. Mourão também dedica alguns trabalhos a outros artistas-colegas: Barrão, Marcelo Cidade, Guto Lacaz e Cafi, morto em 1 de janeiro deste ano.

 

Na ocasião da abertura da mostra, no sábado, dia 25 de maio, o artista elaborou uma programação diversificada com convidados, que se estenderá ao longo do dia:

 

11h | abertura

12h | visita guiada com o artista e Guilherme Wisnik

13h | entrevista com o colecionador e professor Fábio Faisal

15h | bate-papo com a artista Lenora de Barros

16h | live video com a artista Lúcia Koch

17h | performance do artista Cabelo com participação de Afonso Tostes e DJ Nepal

18h | DJ Surpresinha



Serviço: Introdução a teoria dos opostos absolutos

Data: de 25/05 a 20/07

Entrada: gratuita

Endereço: Av. Europa, 655 - Jardim Europa, São Paulo - SP

www.nararoesler.art

www.facebook.com/GaleriaNaraRoesler

www.instagram.com/galerianararoesler

www.youtube.com/user/galerianararoesler

 

Sobre a Galeria Nara Roesler

Considerada uma das principais galerias de arte contemporânea do Brasil, a Nara Roesler representa artistas influentes da arte moderna e contemporânea, além de importantes artistas estabelecidos e em início de carreira que dialogam com as tendências inauguradas por essas figuras históricas. Fundada em 1989 por Nara Roesler, a galeria tem a missão de proporcionar a melhor plataforma possível para que seus artistas possam expor seus trabalhos. Para tanto, desenvolveu um programa de exposições seleto e rigoroso, em estreita colaboração com seus artistas; implantou e manteve o programa Roesler Hotel, uma plataforma de projetos curatoriais, e apoiou seus artistas continuamente. Além do espaço da galeria, trabalha em parceria com instituições e curadores em exposições externas. A galeria duplicou seu espaço expositivo em São Paulo em 2012 e inaugurou novos espaços no Rio, em 2014, e em Nova York, em 2015.

 

MktMix Assessoria de Comunicação

Tânia Otranto / Balia Lebeis / Roberto Ethel

Telefone / fax (11) 3060-3640

Martina Carli - martina@mktmix.com.br - ramal 3623

Luis Dolci – luisdolci@mktmix.com.br  – ramal 3630

 

Leia também...

09.09.2019

Galeria Nara Roesler apresenta coletiva de artistas Brasileiros e Internacionais em sua filial do RJ

Com curadoria de Agnaldo Farias, a mostra Reflexões sobre espaço e tempo reúne obras de 12 artistas para discutir o conceito de espaço e fugacidade do tempo.

23.07.2019

Galeria Nara Roesler apresenta nova exposição de Sérgio Sister

Intitulada "imagens de uma juventude pop: pinturas políticas e desenhos da cadeia" abertura acontece em 10 de agosto

20.05.2019

Aviso de pauta: Raul Mourão convida o público para um dia de atividades na Galeria Nara Roesler

No sábado (25/05) haverá programação das 11h às 19h com visita guiada, bate-papo, live video e performance

08.05.2019

Raul Mourão exibe obras inéditas na Galeria Nara Roesler | São Paulo

Introdução a teoria dos opostos absolutos estará em cartaz entre 25/05 e 20/07

Entre em contato