Capa

Raul Mourão exibe obras inéditas na Galeria Nara Roesler | São Paulo

Bang Bang
(Divulgação)

Introdução a teoria dos opostos absolutos estará em cartaz entre 25/05 e 20/07

08.05.2019  |  256 visualizações

Raul Mourão apresentará Introdução à teoria dos opostos absolutos, sua terceira mostra individual na Galeria Nara Roesler | São Paulo, entre os dias 25 de maio e 20 de julho. Com texto de Guilherme Wisnik, a exposição examina através de cerca de 15 obras algumas das vertentes exploradas pelo artista no decorrer de sua carreira, incluindo vídeos, pinturas, fotografias e esculturas cinéticas inéditas – ou balanços – presentes na produção do artista desde 2010.

 

Como resultado de sua pesquisa de quase uma década sobre grades e sistemas de segurança, entre outras iconografias próprias do contexto urbano, o artista desenvolve esculturas e instalações cinéticas de caráter interativo, que podem ser acionadas pelo público. Nesse núcleo de produção ele estabelece uma associação entre a problemática da violência e uma preocupação formalista com o equilíbrio estrutural. Essas notórias esculturas geométricas quase em estado de flutuação poderão ser vistas em peças de pequena e grande escala, como na obra Estante das Maquetes Valendo #1 (2019), que reúne diversas formas suspensas que se movem de diferentes maneiras.

 

Mourão vem desenvolvendo sua obra em diversas frentes, como escultor, desenhista e pintor – e o público poderá ver de perto a pintura Sem título, de 2018, feita em acrílica sobre tela, com técnicas que misturam carimbos a pintura, com um resultado que transita entre a abstração total e a sugestão figurativa. A exposição também terá objetos e vídeos que demandam novos diálogos e o contato com o público. Em 1989, Raul Mourão começou a fotografar elementos urbanos como grades de segurança e setas de sinalização, trabalho que teve diversos desdobramentos criativos ao longo dos anos. Esse diálogo com as ruas poderá ser visto em outras obras como a fotografia Flag Lapa (2018) que mostra uma bandeira do Brasil, com seu centro recortado e vazado, hasteada nos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro.

 

Através de diferentes suportes, Raul Mourão explora questões como o equilíbrio estrutural e dimensões matemáticas para revelar toda a potência dos materiais com os quais trabalha, reapropriando o sentido dos objetos do cotidiano como garrafas e grades, além das paisagens e iconografias urbanas, apresentando um novo panorama de opostos ao espectador.

 

Na ocasião da abertura da mostra, no sábado, dia 25 de maio, o artista elaborou uma programação diversificada com convidados que se estenderá ao longo do dia:

 

11h | abertura

12h | visita guiada com artista e Guilherme wisnik

13h| entrevista com Fábio faissal

15h | batepapo com a artista Lenora de Barros

16h | live video com Lúcia Koch

17h | Performance Cabelo participação Afonso Tostes e Dj Nepal

18h | Dj Surpresinha

19h | Encerramento



Serviço: Introdução a teoria dos opostos absolutos

Data: de 25/05 a 20/07

Entrada: gratuita

Endereço: Av. Europa, 655 - Jardim Europa, São Paulo - SP

www.nararoesler.art

www.facebook.com/GaleriaNaraRoesler

www.instagram.com/galerianararoesler

www.youtube.com/user/galerianararoesler

 

Sobre a Galeria Nara Roesler

Considerada uma das principais galerias de arte contemporânea do Brasil, a Nara Roesler representa artistas influentes da arte moderna e contemporânea, além de importantes artistas estabelecidos e em início de carreira que dialogam com as tendências inauguradas por essas figuras históricas. Fundada em 1989 por Nara Roesler, a galeria tem a missão de proporcionar a melhor plataforma possível para que seus artistas possam expor seus trabalhos. Para tanto, desenvolveu um programa de exposições seleto e rigoroso, em estreita colaboração com seus artistas; implantou e manteve o programa Roesler Hotel, uma plataforma de projetos curatoriais, e apoiou seus artistas continuamente. Além do espaço da galeria, trabalha em parceria com instituições e curadores em exposições externas. A galeria duplicou seu espaço expositivo em São Paulo em 2012 e inaugurou novos espaços no Rio, em 2014, e em Nova York, em 2015.

 

MktMix Assessoria de Comunicação

Tânia Otranto / Balia Lebeis / Roberto Ethel

Telefone / fax (11) 3060-3640

Martina Carli - martina@mktmix.com.br - ramal 3623

Luis Dolci – luisdolci@mktmix.com.br  – ramal 3630

Leia também...

09.09.2019

Galeria Nara Roesler apresenta coletiva de artistas Brasileiros e Internacionais em sua filial do RJ

Com curadoria de Agnaldo Farias, a mostra Reflexões sobre espaço e tempo reúne obras de 12 artistas para discutir o conceito de espaço e fugacidade do tempo.

23.07.2019

Galeria Nara Roesler apresenta nova exposição de Sérgio Sister

Intitulada "imagens de uma juventude pop: pinturas políticas e desenhos da cadeia" abertura acontece em 10 de agosto

20.05.2019

Aviso de pauta: Raul Mourão convida o público para um dia de atividades na Galeria Nara Roesler

No sábado (25/05) haverá programação das 11h às 19h com visita guiada, bate-papo, live video e performance

15.05.2019

Aviso de pauta: Nova exposição de Raul Mourão terá um dia inteiro de atividades para o público

Abertura acontece no dia 25/05, das 11h às 18h na Galeria Nara Roesler | São Paulo

Entre em contato